Pão romano, delicioso e fácil de fazer:

Aqui está uma receita de pão romano com vinagre, que resulta em um pão com uma textura leve e sabor ligeiramente ácido:

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 10g de açúcar
  • 10g de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de vinagre branco ou de maçã
  • 350ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (opcional)
  • 1 colher de sopa de mel (opcional)

Modo de preparo:

  1. Ative o fermento: Em uma tigela pequena, adicione a água morna, o açúcar e o vinagre. Misture bem e depois adicione o fermento biológico seco. Deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutos até começar a espumar.

  2. Prepare a massa: Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo e o sal. Faça um buraco no centro e despeje a mistura do fermento ativado. Misture tudo até começar a formar a massa.

  3. Sove a massa: Transfira a massa para uma superfície limpa e enfarinhada e comece a sovar por cerca de 10 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Caso a massa fique muito pegajosa, adicione mais farinha, mas cuidado para não colocar demais, pois a massa precisa ficar úmida.

  4. Primeira fermentação: Coloque a massa em uma tigela untada com azeite e cubra com um pano úmido. Deixe crescer por cerca de 1 a 1,5 horas, ou até que dobre de tamanho.

  5. Modele o pão: Após a massa ter crescido, retire o ar da massa, modele-a em formato de pão (redondo ou alongado) e coloque-a em uma assadeira enfarinhada ou forrada com papel manteiga.

  6. Deixe a massa descansar: Cubra novamente e deixe descansar por mais 30 minutos enquanto pré-aquece o forno a 220°C.

  7. Asse o pão: Leve o pão ao forno por cerca de 30-35 minutos, ou até que esteja dourado e, ao bater levemente no fundo, o som seja oco. Se quiser uma crosta extra crocante, coloque uma pequena tigela de água no fundo do forno para gerar vapor.

  8. Deixe esfriar: Retire o pão do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de cortar.

O vinagre ajuda a equilibrar o sabor da massa e pode intensificar a crocância da casca. O resultado é um pão saboroso e com um toque diferente

Deixe um comentário