“Sabe aquela sensação de formigamento nas mãos?
Essa sensação é frequentemente o resultado de uma breve interrupção no fluxo sanguíneo na região que se estende da palma da mão até os dedos. Se isso ocorre com frequência, é fundamental não ignorar, pois pode ser um sintoma de diversos problemas de saúde, tais como:
- Esclerose Múltipla A esclerose múltipla causa a destruição das membranas nervosas da medula espinal, resultando na interrupção da circulação de impulsos nervosos, reduzindo a sensibilidade das mãos e causando dormência.
- Osteocondrose da Coluna Cervical O desgaste da coluna cervical, devido à má circulação sanguínea, pode levar a dores de cabeça, falta de coordenação motora e a sensação de formigamento nas mãos.
- Síndrome do Túnel do Carpo Esta condição é comum entre aqueles que realizam tarefas repetitivas com as mãos, como músicos, digitadores e outras profissões. A repetição constante com os dedos pode levar ao inchaço dos tendões e, consequentemente, à dormência nas mãos.
- Trombose A formação de coágulos sanguíneos pode resultar no retardo do fluxo de sangue e oxigênio, causando formigamento nas mãos.
- Acidente Vascular Cerebral (Derrame) Nesse caso, o formigamento nas mãos pode ser um sintoma mais grave.
- Doença de Buerger Essa condição está associada ao tabagismo e pode causar dor e dormência nas mãos devido à redução do fluxo sanguíneo. Além disso, ela também pode afetar os pés, e se não for tratada a tempo, pode levar ao desenvolvimento de gangrena.
- Diabetes O formigamento nas mãos é um dos sintomas da diabetes, devido à redução do fluxo sanguíneo. É essencial buscar orientação médica para avaliação e tratamento adequado.”
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Beleza, Saúde & Afins, possuem caráter educativo.