“Para que a comunhão com o povo de Deus seja possível, é fundamental evitar o pecado. Na Bíblia, encontramos diversas proibições, embora muitas delas sejam desafiadoras de seguir no dia a dia. Vamos refletir sobre 13 coisas que a Bíblia proíbe e que podem ser relevantes para nossas vidas:
- Vestimentas sensuais, que destaquem o corpo ou tenham decotes ousados.
- 1 Timóteo 2:9 nos lembra: ‘Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam com modéstia, decência e sobriedade, não com tranças, nem com ouro, pérolas ou roupas caras’.
- Consumo de entretenimento adulto, como filmes inadequados.
- Mateus 5:28 nos adverte: ‘Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração já cometeu adultério com ela’.
- Fofocar ou falar da vida alheia.
- Levítico 19:16 nos orienta: ‘Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo. Não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor’.
- Consumo de alimentos ricos em gordura.
- Levítico 3:17 estipula: ‘Estatuto perpétuo será pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhum dos gordura ou sangue algum comerá’.
- Usar tecidos misturados, como o poliéster.
- Levítico 19:19 prescreve: ‘Guardai os meus estatutos; não permitireis que o teu gado se acasale com besta de outra espécie; o teu campo não semearás com sementes diversas; e não vestireis roupa de diversas espécies, como de linho e lã misturada’.
- Consumir carne de porco ou bacon.
- Levítico 11:7-8 declara: ‘O porco, porque tem casco fendido, mas não rumina, é imundo para vós. Não comereis da carne destes nem tocareis no seu corpo; são imundos para vós’.
- Divórcio.
- 1 Coríntios 7:10-11, segundo o apóstolo Paulo: ‘Ora, aos casados mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido’.
- Mulheres falando nas igrejas.
- Em 1 Coríntios 14:34, a orientação é: ‘As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei’.
- Fazer tatuagens.
- Levítico 19:28 adverte: ‘Não fareis cortes no vosso corpo por causa de um morto; nem impressão alguma (tatuagem) fareis em vós. Eu sou o Senhor’.
- Cortar o cabelo arredondado ou fazer a barba de certa maneira.
- Levítico 19:27 diz: ‘Não cortareis o cabelo, e não estragareis a orla da vossa barba’.
- Trabalhar no sábado.
- Êxodo 31:14-15 estabelece: ‘Portanto guardai o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; qualquer que nele fizer algum trabalho, extirpar-se-á do meio do seu povo’.
- Consumir frutos do mar, como camarão e lagosta.
- Levítico 11:10 determina: ‘Tudo o que não tiver barbatanas nem escamas, nos mares e nos rios, de tudo o que se move nas águas e de todas as criaturas viventes que há nas águas, essas vos serão por abominação’.
- Masturbação.
- 1 Coríntios 6:18 adverte: ‘Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo’.”