Isabel Méndez Jiménez, uma mulher mexicana de 97 anos, ganhou enorme popularidade nas redes sociais ao compartilhar um desabafo emocionante: “Criei 16 filhos, porém todos parecem ter me deixado para trás”.
O relato da idosa capturou a atenção em uma sequência de vídeos postados no TikTok pelo apresentador Jaime Toral, somando mais de 50 milhões de visualizações até o momento.
Segundo informações da imprensa mexicana, Isabel vive em circunstâncias simples e enfrenta desafios financeiros para se sustentar, já que não conta com o suporte de sua grande família.
Segundo o relato de Isabel, seus filhos se casaram com mulheres de fora de sua comunidade e escolheram segui-las, mudando-se para lugares distantes.
Além disso, com grande pesar, dona Isabel menciona que quando os homens têm esposas e filhos para sustentar, quem dita as regras é a mulher. Portanto, é possível que seja por esse motivo que seus filhos tenham decidido se afastar, deixando-a de lado.
Adicionalmente, com profunda tristeza, dona Isabel menciona que quando os homens têm esposas e filhos para cuidar, são as mulheres que frequentemente tomam as decisões dominantes. É possível que esse seja o motivo pelo qual seus filhos optaram por se distanciar, deixando-a de lado.

A vida sofrida de Isabel

Segundo o portal El Gráfico, a vida difícil de Isabel é marcada pela perda do marido quando tinha apenas 33 anos, ficando com a responsabilidade de criar oito meninos e oito meninas. Sustentar essa grande família foi um desafio colossal, e por um tempo, os pais de Isabel cuidaram das crianças para que ela pudesse trabalhar no exterior, inclusive nos Estados Unidos como imigrante.
Hoje, Isabel encara consideráveis dificuldades, vivendo em situação de vulnerabilidade social ao vender panos e toalhas de mesa pelas ruas de sua comunidade para sobreviver.
“Meus filhos se esqueceram de mim. Mas quando eu partir, serão eles que terão que me enterrar”, desabafou a idosa em uma entrevista que já acumula mais de 50 milhões de visualizações apenas no TikTok.
Isabel Méndez Jiménez é uma senhora idosa enfrentando não apenas uma qualidade de vida precária, mas também a solidão e a tristeza de ter tantos filhos, mas nenhum afeto ou apoio deles. Seus fiéis companheiros agora são seus gatos e um cachorro, que se tornaram sua única companhia após ser abandonada por seus próprios filhos.
Desejamos profundamente que Isabel obtenha a assistência que tanto necessita e, acima de tudo, que alguns de seus filhos voltem para oferecer companhia e conforto em seus dias solitários.