Atente aos sinais e sintomas da disidrose, doença que provoca lesões em mãos e pés.
“Você já ouviu falar da disidrose? Esta condição é caracterizada pelo surgimento de bolhas na planta dos pés e na palma das mãos, que deixam a pele avermelhada, dolorida e irritada, podendo causar coceira e desconforto.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas lesões podem afetar apenas as mãos ou os dedos, apresentando-se na forma de bolhas que eventualmente descamam ou podem se agrupar, formando bolhas maiores.
Em casos mais leves, as lesões costumam se curar em média de 3 a 4 semanas, sem causar maiores complicações. No entanto, é importante ter cautela, pois as lesões podem causar ressecamento na pele, com a formação de placas avermelhadas e descamação, o que pode levar a fissuras na pele e, em alguns casos, evoluir para uma condição dermatológica crônica.”
O tratamento da disidrose geralmente envolve o uso de cremes tópicos com esteroides para aliviar a coceira e a inflamação, além de medidas para evitar a exposição a possíveis gatilhos. Em casos graves ou crônicos, um médico pode prescrever tratamentos mais intensivos, como fototerapia ou medicamentos imunossupressores. Geralmente, a disidrose responde bem ao tratamento, mas pode ser uma condição recorrente em algumas pessoas.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados, podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Beleza, Saúde & Afins, possuem caráter educativo.